Após muitos rumores e tentativas de mascarar o assunto, a Harley-Davidson enfim oficializou nesta sexta-feira a compra das marcas MV Agusta e Cagiva por uma impressionante bagatela de 70 milhões de euros.
Com a negociação, a lendária fabricante norte-americana torna-se a acionista majoritária do Grupo MV, embora Claudio Castiglioni, o antigo proprietário, permaneça na função de presidente da empresa.
Outro componente mantido na casa foi Massimo Tamburini, chefe de design responsável pela criação das máquinas que tornaram a MV Agusta um ícone de desejo em todo o mundo.
No valor pago pelas marcas, foram inclusos os aproximados 45 milhões de euros devidos pela MV Agusta a bancos credores da Europa. A meta da Harley agora é assinar todos os papéis da negociação nas próximas semanas e acelerar a produção das motos italianas.
“As marcas MV Agusta e Cagiva possuem muita tradição, ambas têm produtos incríveis e uma grande legião de fãs. São sinônimos de beleza, classe e performance de motos italianas”, afirmou Jim Ziemer, executivo-chefe da HD.
Segundo Ziemer, a aquisição das bandeiras italianas ajudará nos planos da Harley-Davidson em expandir sua presença e visibilidade no Velho Continente, complementando ainda a família composta por Harley e Buell.
No comunicado distribuído à imprensa, a Harley disse também que não pretende alterar a sede da Agusta, localizada na cidade de Varese, na Itália.
Vale lembrar que no ano passado a MV Agusta vendeu a Husqvarna para a BMW, no intuito de focar melhor os projetos de expansão tanto da bandeira MV como da Cagiva no mercado internacional. Ficou claro hoje o fracasso do plano.
O brasileiro Felipe Zanol está prestes a conquistar o título do Campeonato Português de Enduro FIM, neste final de semana, em Figueira da Foz.
O piloto chega à sexta etapa da competição com uma grande vantagem sobre os adversários na categoria Elite 2 e precisa somente de um sétimo lugar na etapa de sábado para garantir a vitória. Com 195 pontos somados até agora, Zanol tem uma vantagem de 19 pontos sobre o segundo colocado, o português Mário Patrão.
O brasileiro fez uma excelente campanha desde o início do campeonato. Prova disso é a diferença garantida sobre os adversários. A conquista deste título é muito esperada pelo piloto e pelo Team CRN/Motofundador, equipe portuguesa da qual Zanol faz parte, por isso, a diferença na pontuação é muito importante.
“Conseguir esta folga na pontuação nos momentos finais do campeonato foi fundamental. Mesmo assim, não posso relaxar, porque isso pode ser muito perigoso. Não quero correr riscos. É muito importante conseguir as duas vitórias nesta última etapa, além do mais, terminar a competição vencendo é muito mais gostoso”, declarou o mineiro.
Zanol conta que está com os treinos em dia e pronto para fazer uma boa prova. “Consegui treinar bastante. As duas últimas semanas foram bem produtivas. Era necessário, até porque depois do Português, terei duas etapas do Campeonato Mundial na seqüência. Serão três finais de semana seguidos de prova”.
O brasileiro avaliou de forma positiva sua evolução desde o início do campeonato. “Consegui evoluir muito no Português. Tenho conseguido vencer o Mário Patrão, que é um forte adversário. Este é o meu primeiro ano na competição e apesar de não conhecer os locais das provas, consegui fazer boas corridas. O segredo é fazer corridas tranqüilas e usar a cabeça”, contou.
“Este título está sendo muito aguardado por mim, pela minha equipe e por todos que estão a meu lado”, finalizou Zanol.
A CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) junto à equipe de organização e realização do Campeonato Latino Americano de Motocross, conseguiu a prorrogação da data de inscrição.
O limite para inscrição era até o dia 4 de julho, porém esta data foi prorrogada até o dia 10 de julho, próxima quinta-feira.
O Brasil irá sediar duas Etapas do Campeonato Latino Americano de Motocross, a primeira etapa será em Indaiatuba (SP) e a segunda em Ouro Preto do Oeste (RO). Para participar é necessário o piloto obter a licença ULM para poder se inscrever à prova. É importante comunicar que para cada etapa o piloto deverá adquirir uma licença ULM.
Para o piloto adquirir uma licença ULM que só poderá ser utilizada em uma única prova, é cobrado um valor de R$ 100,00 (cem reais) por licença.
No intervalo das baterias, a CBM preparou uma corrida das categorias CRF230 e 85cc, que irá valer para o Ranking nacional 2009. As inscrições para estas corridas são gratuitas e não será cobrada filiação na ULM.
A inscrição para as categorias 85cc e CRF230 será realizada conforme é a inscrição para o campeonato Brasileiro de Motocross, seguindo os mesmos passos.As inscrições para as categorias 85cc e CRF230 são gratuitas. Ao fim da inscrição será gerado um boleto com o valor R$ 0,00, que é para ser desconsiderado.
A Ducati assegurou a permanência do piloto Marco Melandri por pelo menos mais duas provas na temporada 2008 da MotoGP. Quem garante é o chefe da equipe, Livio Suppo.
A declaração frustra os dirigentes da Kawasaki, que anunciaram nesta semana o interesse no piloto. Melandri ocuparia o lugar de John Hopkins, que com uma fratura no tornozelo deve perder as corridas em Sachsenring e Laguna Seca.
Mesmo decepcionada com o rendimento do piloto, que está em 13º lugar na tabela de classificação, a Ducati resolveu dar uma oportunidade para o italiano melhorar seu desempenho e, conseqüentemente, permanecer na equipe em 2009. O prazo vai até 20 de julho, data marcada para a realização da prova nos Estados Unidos.
"Temos 99% de certeza de que Melandri correrá na Alemanha e nos Estados Unidos. Não esperem anúncios até lá", afirmou Suppo em entrevista ao jornal italiano La Gazzetta dello Sport.
O provável substituto de Melandri, caso ele não fique na Ducati na próxima temporada, é o espanhol Sete Gibernau, que não disputa provas em circuitos profissionais desde 2006.
Após dominar os treinos no circuito de Assen, o australiano Casey Stoner contou com uma queda do italiano Valentino Rossi logo no início da prova e faturou o
GP da Holanda. Rossi terminou a prova em 11º e acabou perdendo a liderança para Dani Pedrosa, o segundo na corrida deste sábado.
Favorito para a prova disputada no circuito de Assen depois de liderar treinos livres e obter a primeira posição de largada, Stoner manteve o nível que já
havia apresentado no último fim de semana, quando faturou a corrida na Inglaterra.
Neste sábado, a vitória do australiano só esteve ameaçada na saída, quando Dani Pedrosa, que largou em terceiro, impôs ritmo forte e tomou provisoriamente a
ponta. Porém, a felicidade do espanhol duraria pouco, pois apenas um giro depois o piloto da Ducati já estava de novo em primeiro.
Enquanto isso, Stoner olhava para o retrovisor e via ainda mais motivos para comemorar. Precipitado após perder algumas posições na largada, Rossi, que havia
saído em segundo, exagerou na dose com os pneus frios e perdeu o controle de sua moto, escapando pela direita da pista e levando junto com ele Randy de
Puniet.
O italiano não abandonou a corrida, ao contrário do prejudicado francês, e ainda fez uma boa corrida de recuperação. Após cair para a 14ª posição, ele
ultrapassou Marco Melandri e Toni Eliás mesmo com o equipamento avariado, atingindo um 11º lugar após contar com o acidente de Anthony West.
Na ponta, Stoner logo abriu vantagem a Pedrosa, enquanto este também não teve dificuldades para confirmar a segunda posição - foi pressionado pelo
companheiro de equipe Nicky Hayden na quarta volta, mas o norte-americano não conseguiu manter o ritmo.
Nesse contexto, o fim de semana foi todo do australiano. Com duas vitórias seguidas após viver um conturbado momento na temporada 2008, ele agora ostenta 142
pontos na classificação geral, agora com desvantagem de 25 pontos para Rossi, que caiu para a vice-liderança. Isso acontece porque a ponta do Mundial de
Pilotos passou às mãos de Pedrosa, que chegou aos 171 pontos, abrindo quatro sobre o italiano.
Mais atrás, grande destaque para Colin Edwards. O norte-americano havia largado no sexto posto e cumpria corrida modesta até a nona volta, quando tomou a
sétima posição de Jorge Lorenzo. Daí para frente, o nível do norte-americano só viria a subir - sua Yamaha Tech 3 foi passando pelos rivais, por Andrea
Dovizioso e Shinya Nakano até chegar ao terceiro posto com um problema de Hayden, que caiu para quarto na última volta.
Confira o resultado do Grande Prêmio da Holanda:
01. Casey Stoner (AUS/Ducati) - 42min12s337
02. Dani Pedrosa (ESP/Repsol Honda) - a 11s310
03. Colin Edwards (EUA/Yamaha Tech 3) - a 17s125
04. Nicky Hayden (EUA/Repsol Honda) - a 20s477
05. Andrea Dovizioso (ITA/JiR TEam Scot) - a 27s346
06. Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha) - a 28s608
07. Chris Vermeulen (AUS/Suzuki) - a 32s330
08. Shinya Nakano (JAP/Honda Gresini) - a 34s892
09. James Toseland (GBR/Yamaha Tech 3) - a 38s566
10. Sylvain Guintoli (FRA/Ducati D´Antin) - a 38s817
11. Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha) - a 46s025
12. Toni Elias (ESP/Ducati D¿Antin) - a 48s123
13. Marco Melandri (ITA/Ducati) - a 59s594