Até agora 15 circuitos foram confirmados para o campeonato mundial 2008 de Superbike. Dois deles são novidade: Miller Motorsports Park nos Estados Unidos e Portimão em Portugal.
Mais dois novos circuitos além desses vão ser anunciados, provavelmente possam ser os circuitos de Silverstone e Lausitz, pois ambos não estão no calendário provisórios 2008.
Confira abaixo o calendário provisório 2008:
23/02: Qatar (Doha/Losail)
02/03: Austrália (Phillip Island)
06/04: Espanha (Valencia)
27/04: Holanda (Assen)
11/05: Itália (Monza)
01/06: Estados Unidos (Salt Lake City)
15/06: (Não definido)
29/06: San Marino (Misano)
20/07: República Tcheca (Brno)
03/08: Grã-Bretanha (Brands Hatch)
24/08: (Não definido)
07/09: Grã-Bretanha (Donington Park)
28/09: Itália (Vallelunga)
05/10: França (Magny-Cours)
26/10: Portugal (Portimão)
Sundown expõe a nova Vblade 250cc junto com o restante de sua linha de motos, que atualmente estão conquistando o mercado brasileiro.
A montadora, também está chamando muita a atenção do público com uma moto conceito chamada Solution, um triciclo utilitário futurístico de 250cc, que vem acompanhado de uma carreta com capacidade para transportar até 800 litros.
Outra motocicleta da Sundown, que está fazendo a cabeça do público presente, é a Motard 200cc, que está ao lado de motos de 125cc e bicicletas.
Yamaha apresenta em seu estande, toda a sua linha de motocicletas, mas três delas estão em maior evidência: YZF-R1, MT-03 e MT-01, pois estão localizadas em um palco giratório.
Muitas são as motos que chamam a atenção, mas o curioso é perceber que os modelos usados pelos Bombeiros, Polícia, CET, Correios, Semutrans e Pizza Express, que também estão expostos no estande, cativam o público da mesma forma.
Junto com os lançamentos da CBR1000RR Fireblade e da XL700V Transalp, a Honda também apresentou no Salão de Paris a nova CBF600 na versão “naked” e semi-carenada, esta última batizada de CBF600S.
As principais novidades são o motor, baseado no mesmo que é utilizado na super-esportiva CBR600RR, porém ajustado em sua curva de potência e torque para regimes de rotação mais baixos, proporcionando maior capacidade de aceleração. Além disso, chassi em alumínio fundido, peso total reduzido em relação ao modelo anterior e novo design, bem mais esportivo.
Para uma moto orientada para uso urbano e viagens em estradas, seu desempenho, se desejado, poderá ser bastante agressivo, pois seu novo propulsor, chassi e aerodinâmica lhe proporcionam um desempenho próximo de uma máquina de competição, mas com uma posição de pilotagem bem mais cômoda.
Entre outras inovações, a CBF600 também incorpora sistema de freios com ABS combinado entre as rodas dianteira e traseira, sistema de segurança de ignição (HISS) com bloqueador e chaves com transponder, banco ajustável com 3 regulagens de altura, ponteira do escapamento mais afinada que emite um ruído mais grave e forte, sem deixar de atender a norma “Euro-3” de emissão de poluentes, parabrisas ajustável em duas posições.
Para enfatizar a sensação de melhora de performance em baixas e médias rotações, o câmbio de seis marchas teve reduções de relação na terceira, quarta e quinta marchas, proporcionando retomadas de aceleração bem mais instantâneas.
Para garantir a facilidade de condução e a segurança, mesmo em condições mais agressivas, a suspensão foi reprojetada, dispondo agora de reguladores de pré-carga na dianteira e na traseira. Esta última com até sete tipos diferentes de ajustes.
A CBF600 será comercializada em quatro diferentes esquemas de cores: preto perolado, vermelho perolado, prata metálico e cinza metálico, com a possibilidade de se adquirir uma série de acessórios de fábrica.
Esta moto é dirigida pela Honda para o mercado europeu e, infelizmente, não há previsão de importação para o Brasil.
A Yamaha resolveu ter uma atitude mais ousada perante a concorrência e apresenta no Salão Duas Rodas — que começa na próxima terça-feira e vai até o dia 21, no Centro de Exposições Imigrantes (SP) — cinco novos modelos de motocicletas: as off-road TT-R 125 e TT-R 230; a supermotard XTZ 125 X, a edição limitada da Fazer 250 e a sport roadster MT-03, que foi lançada na Europa no ano passado.
Com essa iniciativa arrojada, a empresa amplia seu mix de produtos, apresentando opções para vários tipos de motociclistas e nichos de mercado. Essa alavancada da montadora dos três diapasões começou com a YBR 125 em 2000.
Depois vieram a XTZ 125, a Fazer 250 e a XT 660R, isso sem falar na linha importada com as duas versões da FZ6 Fazer. “Hoje, temos um moderno laboratório de analises de emissão de gases poluentes. Agora a Yamaha está focando seus esforços para ampliar, gradativamente, sua produção em Manaus (AM)”, explica Julio Yabuya, gerente de marketing da montadora.
Numa rápida apresentação dinâmica feita na sede da Yamaha, em Guarulhos (SP), conferimos, em primeiríssima mão, os novos modelos da linha 2008.
MT-03
Esbanjando beleza e inovações tecnológicas, a Yamaha apresenta a sport roadster MT-03. Produzida no Brasil, a moto usa o mesmo motor que equipa a Yamaha XT 660R.
O monocilíndrico produz 48 cv de potência máxima e conta com injeção eletrônica de combustível. Outro grande diferencial da MT-03 é o amortecedor posicionado de forma horizontal. Instalada acima do motor e na lateral da moto, a peça faz uma ligação entre a balança de alumínio e o chassi tipo diamante.
Prática, ágil e confortável, a MT-03 exibe bancos individuais e duas ponteiras de escape muito parecidas com sua irmã mais velha, a MT-01. O desempenho e o funcionamento da moto podem ser acompanhados por meio de um completo painel de instrumentos (análogico e digital).
Entre as principais informações estão: rotações do motor, velocidade, hodômetro (parcial e total). Além de indicação da reserva do tanque, luzes espias, temperatura do motor, lanterna e farol alto. O modelo futurista chega à rede de concessionárias apenas em fevereiro de 2008. O preço deve girar em torno de R$ 27 mil.
XTZ 125 X
Num primeiro passar de olhos, a primeira motocicleta supermotard totalmente desenvolvida e fabricada pela Yamaha no Brasil chama a atenção pelo ar jovem traduzido pela cor preta, com detalhes em vermelho.
Destaque para o pára-lama mais curto, rodas raiadas de 17 polegadas — calçadas com pneus street Pirelli MT-75, 100/80 na dianteira e 110/80 na traseira — e proteção das bengalas feitas com material fosco.
Para completar o visual arrojado, os cubos das rodas, balança e o garfo dianteiro também são pintados na cor preta. A X da Yamaha, que tem como base a XTZ 125, ganhou lentes dos piscas transparentes. Se comparada com a irmã on/off-road, a “X” está com entre-eixos e trail maiores (1.345 mm) e (112 mm).
O ângulo de cáster diminuiu para 27o em relação à XTZ 125. Como nas outras 125cc da marca, a motard da Yamaha conta com motor monocilíndrico de quatro tempos, refrigerado a ar, que gera 12,5 cv de potência máxima.
O preço público sugerido é de R$ 7.167,00 (XTZ 125XK – partida a pedal) e R$ 7.961,00 (XTZ 125XE – partida elétrica). Ambas são equipadas com freio a disco na dianteira.
TT-R 230
Fabricada no Brasil e exportada para Estados Unidos, Canadá, Europa, Japão e Oceania, agora a TT-R 230 passa a ser comercializada nas concessionárias brasileiras.
Com visual inspirado na linha de competição YZ, a moto é uma excelente opção para quem esteja iniciando na prática do off-road. Bastante divertida de se pilotar, a moto traz baixa altura do assento.
A TT-R 230 está equipada com motor monocilíndrico, quatro tempos de 223cc, refrigerado a ar e com duas válvulas no cabeçote. O propulsor é praticamente o mesmo da “aposentada” XT 225, um motor confiável que fornece torque e potência em ampla faixa de utilização para a prática do fora-de-estrada.
Para completar, a TTR-230 conta com câmbio de seis velocidades. A suspensão dianteira tem curso de 240 mm, enquanto a traseira é dotada de um novo sistema de link da suspensão, também responsável pela progressividade e grande absorção dos impactos com o solo. A TT-R 230 custa R$ 9.940,00.
TTR 125 (E e EL)
Ideais para o uso no lazer ou para quem pretende iniciar no mundo das competições, a TT-R 125 é a porta de entrada da Yamaha para o mundo off-road. Os modelos esbanjam design e robustez, já que o conjunto foi inspirado nas motos de competição das famílias YZ e WR.
A TT-R 125 apresenta um dos menores pesos da categoria e um melhor posicionamento do centro de gravidade. Assim, o conjunto quadro-motor, suspensão e rodas resultam em agilidade, robustez e respostas rápidas.
Disponíveis em duas versões — E e EL —, as motos se diferenciam pelo tamanho das rodas. Na TT-R 125 E, são de 17 polegadas na dianteira e 14 na traseira. Já a TTR 125 EL têm roda de 19 polegadas na dianteira e de 16 na traseira.
Ambas estão equipadas com motor de 124cc, monocilíndrico, quatro tempos com comando no cabeçote e transmissão por corrente. Na prática, a moto oferece boas acelerações e retomadas.
A TTR 125 tem ainda câmbio de cinco velocidades e partida elétrica e a pedal. Os preços públicos sugerido são de R$ 6.000,00 para a TT-R 125 E, e de R$ 7.100,00 para a TT-R 125 EL.
Fazer 250 Limited Edition
Terceira motocicleta mais vendida da Yamaha, a Fazer 250 mereceu uma edição limitada de cinco mil unidades. A Fazer 250 Limited Edition apresenta visual “bandido”, quase toda negra, com pequenos detalhes em vermelho, exibindo, assim, todo seu caráter exclusivo.
Outro item que seguiu a tendência “black” foi o escapamento e o protetor anti-queimadura. Na rabeta, o logotipo “Limited Edition” em vermelho combina com a lanterna composta por lentes de cristal.
As rodas de liga leve ganharam uma faixa vermelha no aro. Na dianteira, o conjunto óptico da série especial ganhou pisca com lente branca e farol com aro em preto fosco.
Outros destaques da Fazer 250 Limited Edition são: o pára-lama, o garfo e as aletas também na tonalidade negra. Para uma melhor visualização das informações, o painel ganhou novo grafismo em fundo branco e um sutil contorno do aro em preto.
A Fazer 250 “Limited Edition” utiliza motor monocilíndrico de quatro tempos, de 249cc, que também recebeu a pintura em preto, alimentado por injeção eletrônica de combustível. O preço público sugerido é de R$ 10.773,00.