O finlandês Mika Kallio venceu sua segunda corrida da temporada no Grande Prêmio da China, na categoria 250cc, disputada no circuito de Xangai, após se aproveitar da queda sofrida pelo espanhol Álvaro Bautista, que havia largado na pole.
O segundo lugar na China ficou com o japonês Hiroshi Aoyama, seguido do italiano Mattia Pasini.
Já Bautista encerrou a prova no circuito de Xangai apenas com um 12º lugar.
Confira a classificação do GP da China:
01. Mika Kllio (FIN/KTM) - 48:12.217
02. Hiroshi Aoyama (JAP/KTM) a 3.238
03. Mattia Pasini (ITA/Aprilia) a 13.811
04. Marco Simoncelli (ITA/Gilera) a 18.474
05. Alex Debón (ESP/Aprilia) a 21.066
06. Héctor Barberá (ESP/Aprilia) a 25.158
07. Yuki Takahashi (JAP/Honda) a 29.990
08. Ratthapark Wilairot (TAI/Honda) a 39.871
09. Aleix Espargaró (ESP/Aprilia) a 48.344
10. Héctor Faubel (ESP/Aprilia) a 55.470
11. Roberto Locatelli (ITA/Gilera) a 55.832
12. Álvaro Bautista (ESP/Aprilia) a 1:00.442
13. Eugene Laverty (IRL/Aprilia) a 1:00.732
14. Fabrizio Lai (ITA/Gilera) a 1:36.975
15. Doni Tata Pradita (INA/Yamaha) a 1:37.080
O italiano Valentino Rossi não vencia há sete corridas na MotoGP, mas correspondeu às expectativas ao se livrar do tabu no Grande Prêmio da China. Grande figura dos primeiros treinos livres ao qualifying da corrida em Xangai, o piloto só foi ameaçado em alguns momentos pelo espanhol Dani Pedrosa.
Na prova disputada na madrugada deste sábado, Rossi não realizou boa largada, perdendo a segunda posição que havia conquistado para Casey Stoner. No entanto, o australiano permaneceu à frente por poucos metros, sendo ultrapassado em seguida.
Ao piloto da Fiat Yamaha parecia que apenas restava ultrapassar o pole polisition Colin Edwards, mas ninguém contava com Dani Pedrosa. O espanhol, que largou na quinta posição, foi galgando postos até o fim da segunda volta, quando aproveitou a reta dos boxes para ultrapassar de uma só vez tanto Rossi quanto Edwards.
Para não deixar o líder do Mundial se desvencilhar, o italiano logo mostrou agressividade para se livrar do norte-americano, partindo para cima de Pedrosa. Após alguns ataques, o pentacampeão da categoria assumiu a liderança, para não perdê-la mais, na quinta volta.
Desse modo, o italiano seguiu com o representante da Repsol Honda no retrovisor até a 18ª volta, quando uma seqüência de bons tempos o fez abrir um segundo de vantagem. Essa diferença só viria aumentar até a linha de chegada (quando chegou perto da casa dos quatro segundos), proporcionando um fim de corrida tranqüilo para Rossi, que viu seu jejum de vitórias encerrado ¿ não vencia desde o Grande Prêmio de Portugal, em setembro do ano passado.
De quebra, o piloto vê mais próxima a ponta da classificação geral ¿ chegou aos 72 pontos, contra 81 de Pedrosa, que passou a ser líder isolado. Entre os dois, na segunda posição do Mundial com 74 pontos, aparece Jorge Lorenzo, que teve muito a comemorar no dia em que completou 21 anos.
Companheiro de Rossi, o espanhol sofreu grave acidente nos treinos livres de sexta-feira, fraturando o tornozelo esquerdo e machucando seriamente o direito. As lesões chegaram a colocar em xeque a sua continuidade no fim de semana chinês, mas, mesmo no sacrifício, ele conseguiu realizar grande corrida para ficar com a quarta posição.
Heróico, o espanhol comemorou muito o quarto lugar, só ficando atrás de Stoner, que realizou uma prova praticamente sozinho ao completar 13s atrás do segundo colocado. O australiano soma agora 56 tentos e mantém o quarto posto na classificação.
Confira a classificação do GP da China:
01. Valentino Rossi (ITA/Yamaha YZR M 1) - 44min08s061
02. Daniel Pedrosa (ESP/Honda RC 212 V) a 3.890
03. Casey Stoner (AUS/Ducati) a 15.928
04. Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha YZR M 1) a 22.494
05. Marco Melandri (ITA/Ducati) a 26.957
06. Nicky Hayden (EUA/Honda RC 212 V) a 28.369
07. Colin Edwards (EUA/Yamaha YZR M 1) a 29.780
08. Toni Elías (ESP/Ducati) a 30.225
09. Loris Capirossi (ITA/Suzuki GSV RR) a 31.440
10. Shinya Nakano (JAP/Honda RC 212 V) a 35.969
11. Andrea Dovizioso (ITA/Honda RC 212 V) a 36.246
12. James Toseland (GBR/Yamaha YZR M 1) a 43.191
13. Randy de Puniet (FRA/Honda RC 212 V) a 43.442
14. John Hopkins (EUA/Kawasaki ZX RR) a 45.855
15. Sylvain Guintoli (FRA/Ducati) a 46.330
Engana-se quem pensa que os recentes acidentes sofridos em provas de motociclismo assustam Michael Schumacher. Falando à imprensa em Barcelona, na Espanha, onde realizou testes com a Ferrari na última quarta-feira, o alemão foi claro. "Não são alguns tombos que me afastarão das motos".
Schumacher comentou sobre sua nova atividade. "Não sei onde correrei, nem em que tipo de motos, nem quando. Obviamente prefiro não cair, mas aceito que isso seja parte do jogo. É uma atividade que me diverte", afirmou.
Se em duas rodas as coisas estão apenas no começo, treinando pela Ferrari o heptacampeão mostrou sua velha forma. Com a marca de 1min19s323, o piloto ficou com a segunda melhor volta do dia, atrás apenas do ídolo local, Fernando Alonso, da Renault.
"Creio que demonstramos durante todos os testes de pré-temporada que a Ferrari está muito forte. A equipe está muito confiante e espera poder seguir lutando", disse.
Falando especificamente sobre seu teste na Fórmula 1, o alemão seguiu o pensamento da maioria dos pilotos e elogiou a volta dos pneus slicks, prevista para 2009.
"Tem sido mais divertido porque temos mais aderência. Para o ano que vem, porém, deveriam manter as mantas térmicas para aquecimento dos compostos", finalizou.
A 16ª edição do Rally Internacional dos Sertões, que será realizada entre 17 e 28 de junho, terá 4.474 quilômetros de desafios em seis Estados brasileiros.
O anúncio do roteiro foi feito na noite de ontem por Marcos Moraes, presidente da Dunas Race, empresa que organiza e promove o evento. A largada será em Goiânia (GO) e a chegada, em Natal (RN).
De acordo com Moraes, a etapa especial mais dura será a quarta, marcada para o dia 21, de junho entre Niquelândia (GO) e Paranã (TO).
O trecho será “Maratona”, ou seja, os competidores não poderão contar com equipes de apoio para efetuar qualquer conserto. “Esta será a especial mais difícil de todas as edições do Sertões”, garantiu o dirigente.
A 16ª edição também inclui a etapa mais longa, no caso a sexta, entre Palmas (TO) e Balsas (MA): 682 quilômetros, sendo 536 cronometrados.
A grande novidade para 2008 é que o Sertões será válido como etapa da Copa do Mundo de Rally Cross-Country para carros e caminhões. Desde 2005, a prova sedia uma etapa do Campeonato Mundial de motos e quadriciclos.
Confira as características das dez etapas do Rally:
17/06: Prólogo noturno em Goiânia (GO)
18/06: 1ª etapa - Goiânia (GO) a Santa Helena/Rio Verde (GO)
Deslocamento Inicial: 45km
Trecho Especial: 184km
Super Prime: 1,5km
Deslocamento Final: 42km
Total do Dia: 275km
Especial com zonas de radar e navegação dinâmica, já que o percurso inclui estradas secundárias. O trajeto flui bem e inclui pequenos trechos de trial — uma boa oportunidade para testar equipamentos. A região é agrícola, com plantações de grãos e cana de açúcar.
19/06: 2ª etapa - Rio Verde (GO) a Aruanã (GO)
DI: 77km
TE: 222km
DF: 182km
TD: 481km
Os primeiros 40km da especial são travados, já que a região é de serra e possui muitas erosões e pontes de terra com vão central. No final, os competidores terão pela frente piso de piçarra e estradas de fazenda, nas quais a ultrapassagem é facilitada. Haverá mata-burros danificados, travessias de rios e muita exigência na navegação.
20/06: 3ª etapa - Aruanã (GO) a Niquelândia (GO)
DI: 61km
TE: 262km
DF: 92km
TD: 415km
Menos “quebradeira” que o dia anterior, a especial possui piso de piçarra e pedras vermelhas e redondas, bastante escorregadias. Trata-se de um trecho rápido, que mescla região planas e de serra. A localidade é inédita no Sertões, e a estimativa é de que os ponteiros finalizem a especial em três horas e meia.
21/06: 4ª etapa (maratona) – Niquelândia (GO) a Paranã (TO)
DI: 46km
TE: 431km
DF: 5km
TD: 431km
Etapa considerada a mais difícil de todas as edições do Sertões. O formato será “Maratona”, com quase 60km de trial. Haverá passagem por serra, que permite velocidades altas, além de piçarra e travessia de rio com pedras roliças. Com visuais belíssimos, a etapa exigirá alto grau técnico de pilotos e navegadores.
22/06: 5ª etapa – Paranã (TO) a Palmas (TO)
DI: 8km
TE: 268km
DF: 177km
TD: 453km
Pela primeira vez, haverá ponto neutro no meio da especial, sem zona de radar. Trata-se de uma especial travada, com piso de cascalho e pouca areia. Em alguns momentos, haverá terra amarelada batida. O trecho será típico de off-road, com pedras, valetas e muita navegação.
23/06: 6ª etapa – Palmas (TO) a Balsas (MA)
DI: 126km
TE: 536km
DF: 20km
TD: 682km
A quilometragem será a mais alta de todas as edições do Sertões. Os veículos passarão pela face norte do arenoso Jalapão. A navegação será bastante exigida nos trechos de savana, sendo que especial inclui ainda estradas que mesclam altas e baixas velocidades. A estimativa é que os competidores não finalizem o trecho em menos de oito horas.
24/06: 7ª etapa (maratona) – Balsas (MA) a Floriano (PI)
DI: 5km
TE: 235km
DF: 222km
TD: 462km
Alto nível técnico e navegação precisa, em função da ausência de referências claras, são as características desta etapa. Trata-se de um trecho prazeroso para a pilotagem, com velocidades cadenciadas. Em função de erosões e valetas, o risco de problemas mecânicos é grande.
25/06: 8ª etapa – Floriano (PI) a Crateús (CE)
DI: 69km
TE: 220km
DF: 130km
TD: 419km
Percurso de serrado mesclado com alguns trechos de caatinga. A trilha corta várias fazendas da região. Conta também com alguns trechos de descida de serra.
26/06: 9ª etapa – Crateús (CE) a Mossoró (RN)
DI: 120km
TE: 220km
DF: 180km
TD: 520km
Neste momento, o ritmo do rali passa a “desacelerar”. O piso é escorregadio e de piçarras, sendo que haverá zonas de radar em função dos vilarejos.
27/06: 10ª etapa – Mossoró (RN) a Natal (RN)
DI: 110km
TE: 130km
SP: 5km
DF: 80km
TD: 285km
O último dia de disputas do Sertões levará pilotos e navegadores até Natal (RN) por um belo caminho, que beira a orla potiguar. Apesar de arenoso, o solo promete travessia tranqüila até o ponto de chegada.
No alto de seus 66 anos, o piloto de avião e motociclista Cyro de Araújo pretende disseminar no Brasil um curso de grande reconhecimento em outros países, destinado a motos grandes.
A meta do veterano é ensinar os motociclistas a pilotar corretamente as máquinas pesadas.
“O importante é acabar com vícios e erros que muitas vezes os motociclistas nem sabem que estão cometendo. Tem pessoas que pilotam motos há 30 anos e cometem erros básicos”, afirma Araújo.
Com a correção dos deslizes, como o uso incorreto da embreagem juntamente com o freio traseiro e a aceleração, o instrutor espera aumentar a segurança dos condutores, seja na cidade ou nas estradas.
“Um ponto importante a ser trabalhado é a visão do condutor, no esterço e contra esterço, deixando de olhar para o guidão e fazendo com que olhe por cima dos ombros, focando no caminho a ser seguido e não no movimento realizado”, ressalta.
A aulas se dividiriam em duas etapas. Na primeira, os alunos aprenderiam a perder os vícios cometidos sobre o veículo de duas rodas. No segundo momento, o foco seria o controle da moto em manobras de baixa velocidade e em circuitos balizado por cones, visando o equilíbrio e a precisão.
Nos Estados Unidos, existem não apenas aulas, mas também competições de controle de motos grandes. Clique aqui para ver uma demonstração.
Os interessados em participar do curso idealizado por Cyro de Araújo devem entrar em contato pelo telefone (22) 7834-3354 ou pelo e-mail
cyro@aviaomotoskil.com.
Mais informações, no site www.aviaomotoskill.com.