Se tem uma coisa da qual o espanhol Jorge Lorenzo não pode ser acusado é de falta de vontade. O atual líder da Moto GP acaba de realizar uma cirurgia no ante-braço direito e mesmo assim garante que participará da próxima prova da categoria, em Xangai, na China, em quatro de maio.
"Correrei (na China) nem que seja só com uma mão", afirmou o piloto, 20 anos, em uma coletiva de imprensa na qual falou sobre a cirurgia da última segunda-feira.
"Tudo foi mais do que bem. O doutor (Xavier Mir, responsável pela cirurgia) me explicou que o braço estava pior do que se pensava e por isso a decisão da operação foi acertada", justificou Lorenzo.
Segundo Mir, este tipo de cirurgia é comum em pilotos que mudam de categoria ¿ caso do espanhol, que veio das 250cc.
Recuperado das dores que o incomodavam, o espanhol garante que estará presente no Grande Prêmio da China e, aproveitou para se desvencilhar de qualquer favoritismo, apesar de ter faturado sua primeira vitória na categoria em Estoril, no último domingo, e de ser o atual líder da competiçã com 61 pontos.
"Não tenho nenhuma pressão. Os favoritos são um grande piloto espanhol, Dani Pedrosa, um tal de Valentino Rossi e Casey Stoner. Eu estou aqui para aprender e tudo o que chegue a mais será lucro", concluiu o piloto da Yamaha.
O ESPN X Games Brasil, que será realizado no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo (SP), entre os dias 25 e 27 de abril, distribuirá significativos prêmios em dinheiro. Além das inéditas medalhas do evento, os competidores brigarão por pouco mais de R$ 400 mil.
O maior evento de esportes radicais já realizado no País vai reunir quase 100 atletas do mundo todo, que participarão de provas em seis categorias de BMX, Skate e Moto X.
Entre elas, o Moto X Best Trick é o que vai render maior prêmio. Ao todo, cerca de R$ 104.500,00 serão divididos entre 12 pilotos. O vencedor da disputa levará para casa US$ 13.000,00 (pouco mais de R$ 22.600,00).
Nas competições de BMX (Street e Vert) e Skate (Street e Vert), os campeões ganharão US$ 8.000,00 (quase R$ 14.000,00) cada. No Moto X Step Up, que reunirá cinco atletas, o vencedor ficará com US$ 7.500,00 (mais de R$ 13.000,00).
O piloto espanhol Jorge Lorenzo, da Fiat Yamaha, conseguiu hoje no circuito de Estoril, em Portugal, sua terceira pole position consecutiva em três etapas do Mundial de MotoGP de 2008.
Vice-líder do campeonato com 36 pontos, Lorenzo mostrou mais uma vez que é especialista em voltas rápidas e fez a melhor delas em 1min35s715, estabelecendo um novo recorde para a pista, apesar de nunca ter andado nela até este final de semana.
O espanhol Dani Pedrosa, da Repsol Honda, líder do mundial com 41 pontos, larga na segunda posição da prova deste domingo, seguido do italiano Valentino Rossi, da Fiat Yamaha.
Rossi teve pequenos problemas com a aderência de sua moto em alguns momentos, mas pelo menos conseguiu seu objetivo final de largar na primeira fila.
O atual campeão da MotoGP, o australiano Casey Stoner, da Ducati, continua enfrentando muitas dificuldades neste início de temporada e teve que se conformar com a nona colocação no grid de largada.
Confira o grid de largada para o GP de Portugal:
1. Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha) - 1min35s715 a 157,291 km/h.
2. Dani Pedrosa (ESP/Honda) - 1min35s948
3. Valentino Rossi (ITA/Yamaha) - 1min36s199
4. Nicky Hayden (EUA/Honda) - 1min36s266
5. Colin Edwards (EUA/Yamaha) - 1min36s289
6. James Toseland (ING/Yamaha) - 1min36s790
7. Andrea Dovizioso (ITA/Honda) - 1min36s998
8. Randy de Puniet (FRA/Honda) - 1min37s223
9. Casey Stoner (AUS/Ducati) - 1min37s253
10. John Hopkins (EUA/Kawasaki) - 1min37s346
11. Shinya Nakano (JAP/Honda) - 1min37s664
12. Loris Capirossi (ITA/Suzuki) - 1min37s786
13. Chris Vermeulen (AUS/Suzuki) - 1min37s843
14. Toni Elías (ESP/Ducati) - 1min38s561
15. Anthony West (AUS/Kawasaki) - 1min38s775
16. Alex de Angelis (SMR/Honda) - 1min38s823
17. Marco Melandri (ITA/Ducati) - 1min39s115
18. Sylvain Guintoli (FRA/Ducati) - 1min39s355
Confirmando as expectativas, neste ano de 2008 recordes de produção e de vendas do setor de duas rodas devem ser superados.
Segundo previsões da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), serão comercializadas até o final do ano cerca de 2,1 milhões de motocicletas.
Só para se ter idéia, as vendas de motos aumentaram 18,57% nos primeiros três meses do ano. Foram emplacadas 435.728 unidades, contra 367.499 no mesmo período do ano passado.
O setor de duas rodas também registrou alta de fevereiro para março. Foram comercializadas 151.109 motos, contra 139.071, numa evolução de 8,66%.
O modelo campeão de vendas continua sendo a Honda GC 150 Titan, com pouco mais de 100 mil unidades no trimestre. Com este expressivo número, a moto urbana da Honda é o veículo mais vendido no Brasil. Fica na frente do VW Gol, que no mesmo período teve 66.858 unidades vendidas.
Entre os cinco veículos mais vendidos, os dois primeiros são motos: Honda CG 150, Honda CG 125 (83.501), VW Gol, Fiat Palio (50.975) e GM Celta (34.771).
As vendas totais de veículos automotores cresceram 25,72% se compararmos o primeiro trimestre deste ano com o de 2007, saltando de 878.080 para 1.103.915 unidades emplacadas.
“O resultado foi o melhor da história do setor até o momento. Temos observado um crescimento expressivo nos últimos meses, mas acreditamos que a expansão de vendas do setor não supere os 20% este ano, o que é bastante positivo e não gerará problemas de abastecimento”, afirmou Sérgio Reze, presidente da Fenabrave.
Ranking das Montadoras
No primeiro trimestre, a surpresa entre as montadoras é a aparição da Traxx na quinta posição do ranking da Fenabrave. A marca chinesa, que já tem fábrica instalada no Pólo Industrial de Manaus (AM), tem 0,87% do mercado.
A líder absoluta continua sendo a Honda com 72,54% do total de emplacamentos, seguida pela Yamaha (11,84%), Suzuki (7,12%) e Sundown (4,93%). Em comparação ao fechamento de 2007, Honda e Suzuki ampliaram sua participação de mercado. Já as outras montadoras registraram perdas, que variam entre 1,53% (Yamaha) e 0,74% (Sundown).
Modelos mais emplacados em março de 2008:
Street
Honda CG 150 (35.553)
Honda CG 125 (30.004)
Yamaha YBR 125 (8.078)
Custom
Honda Shadow 750 (275)
FYM FY 250 (170)
Harley-Davidson XL 883 (168)
Maxtrail
Yamaha XT 660R (198)
Suzuki DL-1000 (100)
BMW R 1200 GS (74)
Naked/Roadster
Suzuki Bandit (174)
Suzuki GS 500 (135)
Honda CB 600F Hornet (98)
Cub/Scooter
Honda Biz 125 (17.137)
Honda Pop (5.479)
Suzuki Burgman 125 (1.910)
Sport
Green Sport 150 (279)
Honda CBR 600RR (245)
Yamaha YZF-R1 (150)
Touring
Harley-Davidson FLHTCUI (27)
Harley-Davidson FLSTC (18)
Harley-Davidson FLHRC (16)
On/Off-Road
Honda NXR 150 (9.594)
Honda XR 250 Tornado (2.526)
Yamaha XTZ 125 (1.981)
A customização de motos ainda não é um trabalho muito divulgado no Brasil, porém, encontramos no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo, a oficina AZ Motorcycle, que transformou uma moto numa máquina dos sonhos.
Foram necessários quatro meses de trabalho para que Hélcio Zambotto, dono do estabelecimento, e sua equipe fizessem de uma Harley-Davidson FX 2002 um exclusivo modelo personalizado.
“É um trabalho cuidadoso e demorado, para que o resultado final seja satisfatório e surpreenda o cliente”, enfatiza Zambotto.
Nessa moto o destaque fica com o novo tanque de combustível. “O tanque sem dúvida foi a etapa mais difícil do processo, pois foi feito do zero. Fizemos ele inteiro com chapas moldadas. A pintura também foi feita com muito cuidado e dedicação”, avalia.
A inspiração para fazer essas motos vem dos próprios clientes. Zambotto conversa com os clientes e avalia o perfil de cada um. “Muitas vezes o cliente chega a oficina e nem sabe o que vai querer, mas depois de algumas conversas avaliamos o perfil e tentamos fazer com que a moto fique do desejo dele”, diz.
Entre as outras “obras de arte” a que a AZ Motorcycles vem se dedicando, destaca-se uma Harley-Davidson 883 R 2007/2008, que está sendo exclusivamente preparada para uma mulher num estilo clássico antigo.
A oficina, que ocupa um espaço de três andares na avenida Ministro Jesuíno Cardoso, 61, é completa para a customização de motos e conta até com uma estufa pressurizada de pintura. Fabrica também tanques de combustível personalizados, pára-lamas, escapamentos, entre outros itens.
Mais informações no telefone (11) 3045-7294 ou no site www.azmotorcycle.com.br.