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Suzuki GSX-R 1000 e seus 185 cv

Quando foi lançada na Europa e nos Estados Unidos, no início de 2007, a ficha técnica, os números de desempenho e as novidades tecnológicas da sétima geração da Suzuki GSX-R 1000 deixaram os fãs brasileiros de motos superesportivas com água na boca. Pois finalmente, agora em 2008, a GSX-R 1000 desembarca no País.

O modelo 2008 – chamada de K7 – é inédita do farol aos escapamentos: quadro de dupla trave superior em alumínio mais compacto, suspensões mais eficientes, nova balança traseira, pedaleiras ajustáveis, nova injeção eletrônica, enfim... Tudo novo.

Como o projeto da Suzuki tinha como objetivo criar uma campeã das pistas, um simples teste pelas ruas e estradas da Grande São Paulo não é suficiente para se conhecer a fundo essa superesportiva. Mas já podemos ter uma idéia do que ela é capaz.

Seletor de potência

O motor tem a mesma arquitetura de seu antecessor – quatro cilindros em linha de 999 cm3, 16 válvulas, comando duplo no cabeçote (DOHC), com arrefecimento líquido -, porém com pistões forjados em alumínio, eixos de comando ocos (para reduzir o peso) e um balancim para reduzir vibrações.

A Suzuki também mudou a injeção eletrônica, agora mais compacta, tem bicos injetores com 12 pequenos orifícios em vez dos quatro furos maiores utilizados anteriormente. Com isso a nebulização da mistura ar-combustível é mais eficientes. Tudo para manter o propulsor bem alimentado.

Essas novidades, em conjunto com dutos de admissão e escape 8% maiores e válvulas em titânio com comando “mais bravo”, resultaram em um aumento de 7 cv no potência máxima – passou dos anteriores 178 cv a 11.000 rpm para 185 cv a 12.000 rpm. Isso sem a indução direta de ar, somente medido no dinamômetro.

Mas o grande destaque desse novo motor não são os sete cavalinhos a mais. Mas sim um pequeno botão localizado no punho direito, chamado de Suzuki Mode Drive Selector, ou simplesmente, S-MDS, como gosta a fábrica de Hamamatsu.

Trata-se de um seletor de como a curva de potência será entregue pelo motor. O piloto pode escolher três diferentes tipos de gerenciamento do propulsor. É como ter três motos em uma só com o simples toque de um botão.

No modo “A” você tem força total. No modo “B”, a potência é menos em baixas rotações, mas a partir das 9.000 rpm a usina de força está de volta. No modo “C” mantém pouco potência em médios e baixos regimes, mas o motor pára de entregar mais potência acima das 8.000 rpm.

Podemos chamar o modo “A” de exagero. A potência é tanta desde as baixas rotações que senti o pneu traseiro derrapar assim que girava o acelerador com vontade. O modo “B” transmite mais confiança, pois se pode acelerar nas saídas de curva sem medo que a motos saia de baixo de vocês.

Já o modo “C” realmente transformou essa bestial 1.000 cc em uma moto mais mansa, como uma 600cc. Seria ideal para um dia chuvoso em uma serra sinuosa.

Ciclística

O novo e compacto quadro de dupla trave superior em liga de alumínio e as suspensões reformuladas completam o excelente conjunto da nova Suzuki 1000. Os garfos telescópicos invertidos (upside-down) na dianteira e o monoamortecedor na traseira ganharam regulagem na velocidade da compressão, além do ajuste de retorno e na pré-carga da mola.

Com tanta força do motor uma novidade bem vinda foi o amortecedor de direção com uma válvula eletromagnética que enrijece o guidão de acordo com a velocidade, facilitando as manobras em baixa velocidade. Para que a moto fique bem ao gosto do piloto, as pedaleiras da nova GSX-R1000 podem ser ajustadas em três diferentes posições.

Outro ponto forte são os freios. Basta apertar o manete para que os dois discos de 310 mm de diâmetro, com pinças radiais de quatro pistões, parem a roda dianteira. Na traseira, um disco simples de 220 mm com pinça de um pistão completa o serviço de parar os 172 kg dessa besta de 1.000 cc.

Dois escapamentos

No design a mudança que salta aos olhos são os dois novos escapamentos em substituição ao único escape da versão anterior. Agora o sistema 4-1-2 com duas saídas, uma de cada lado, resultou em um peso maior, mas, segundo a fábrica japonesa, a centralização de massas está melhor.

A carenagem também mudou. Projetada em túnel de vento, teve sua área frontal reduzida. A bolha está mais alta para oferecer mais proteção aerodinâmica em alta velocidade.

Para completar o cockpit, um compacto e belo painel, que traz: conta-giros analógico, velocímetro digital, shift-light (luz que indica a hora de trocar de marcha) e um útil indicador de marcha engatada, e outras coisas mais supérfluas, como relógio, hodômetros etc.

A nova GSX-R1000 já está disponível nas Concessionárias Suzuki nas cores preta, preta e laranja, vermelha, azul e amarela. Seu preço sugerido é de R$ 71.900, mas concessionárias estão oferecendo, por tempo indeterminado, um bônus promocional no valor de R$ 10.700.

Para mais informações, entre em contato com a Central de Vendas Suzuki pelo telefone 0800-707-8020 ou acesse o site www.suzukimotos.com.br.

Ficha Técnica

Suzuki GSX-R 1000 K7
Motor : 4 tempos, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, DOHC, refrigeração líquida
Capacidade: 999 cm³
Diâmetro x curso: 73,4 mm x 59,0 mm
Taxa de compressão: 12,5:1
Câmbio: 6 marchas
Transmissão final: por corrente
Alimentação: Injeção eletrônica
Ignição: Eletrônica digital
Comprimento total: 2.045 mm
Largura total: 720 mm
Altura: 1.130 mm
Distância entre eixos: 1.415 mm
Altura do assento: 810 mm
Peso a seco: 172 kg
Suspensão dianteira: Telescópica invertida (upside-down) e totalmente ajustável
Suspensão traseira: Balança monoamortecida com amortecedor a óleo totalmente ajustável
Freio dianteiro: Disco duplo de 310 mm de diâmetro, com pinças de quatro pistões fixadas radialmente
Freio traseiro: Disco simples de 220 mm de diâmetro com pinça de um pistão
Pneu dianteiro: 120/70-ZR17
Pneu traseiro: 190/50-ZR17
Tanque de combustível: 17,5 litros
Potência máxima: 185 cv a 12.000 rpm
Torque máximo: 11,9 kgf.m a 10.000 rpm
Cores: azul, vermelha, amarela, preta/laranja, preta
Preço: R$ 71.900

(Fonte: Arthur Caldeira - Moto.com.br) - 23/02/2008
São Paulo ganhará Museu do Motociclista

A Associação Brasileira de Motociclistas (Abram) realizará no dia 19 de março, no centro de São Paulo, o pré-lançamento de seu mais recente projeto: a criação do “Museu do Motociclista Brasileiro”.

A entidade pretende montar um espaço dedicado à História do motociclismo nacional, reunindo objetos e acessórios dos personagens que ajudaram a construir o segmento vivenciado nos dias atuais.

“Será necessário contar com a ajuda de todas as pessoas envolvidas direta e indiretamente na história do motociclismo”, ressaltou Lucas Pimentel, presidente da Abram.

“A princípio, os objetos serão expostos no shopping ‘Moto & Aventura’, o primeiro do país dedicado à motocicleta e onde se encontra a nossa sede. Futuramente, o acervo seguirá para um local devidamente apropriado para abrigar um museu”, destacou.

“Julgamos importante salientar que a Abram se responsabiliza por todos os itens doados. Para tanto, a associação emitirá um documento no qual assumirá, perante o doador, o compromisso em cuidar dos materiais”.

“Quando a doação for exposta, constará nela informações referentes ao dono, além da ocasião ou circunstância em que foi usado”, completou Pimentel.

A data escolhida para o pré-lançamento da nova iniciativa da Abram coincide com o aniversário de 11 anos da entidade, conhecida por prestigiar, valorizar e defender o motociclista independentemente da marca ou cilindrada da moto, trabalhando para usuários, profissionais, esportistas e estradeiros.

(Fonte: Leandro Alvares - Equipe MOTO.com.br) - 23/02/2008
Harley-Davidson com até 70% de desconto

A Harley-Davidson, marca de motos mais conhecida do mundo, entra em liquidação com sua linha lifestyle. Entre os dias 16 e 29 de fevereiro, mais de 60 itens casuais, entre roupas e acessórios femininos, masculinos e infantis da grife, estarão com descontos de até 70%.

Entre as peças, estão moletons, malhas, jaquetas de couro, camisetas, calças, regatas e blusinhas, que seguem uma cartela de cores que vai do preto, passa pelo cinza, verde, mescla, branco, marrom e termina com vermelho.

Confira algumas oportunidades:

Camiseta infantil de R$ 59,00 por R$ 35,00
Calça jeans masculina de R$ 189,00 por R$ 99,00
Blusa feminina de R$ 149,00 por R$ 89,00
Camiseta masculina de R$ 99,00 por R$ 59,00
Regata masculina de R$ 69,00 por R$ 19,00
Jaqueta couro feminina de R$ 1490,00 por R$ 650,00

Serviço:

Promoção Harley-Davidson: até 70% de desconto
Período: de 16 a 29 de fevereiro de 08
Local: Concept Store Harley-Davidson - Rua Colômbia, 157, Lojas Harley-Davidson - Av. Pres. Juscelino Kubitscheck, 627 e Av. Antartica, 62
Horário de funcionamento: 9h/19h (segunda a sexta; sábado até as 16h)
Cartões de créditos: American Express, MasterCard e Visa
Cartões de débito automático: Maestro, Redeshop e Visa Eletron

Outras Lojas participantes:

HD-Campinas – Av. Dr. Moraes Sales, 1411/1421, Campinas/SP
HD-Barra – Av. Olegário Maciel 526, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ
HD-BH – Rua Olimpio de Assis 426, Belo Horizonte/MG
HD Curitiba – Rua. Bispo Dom José 2133, Curitiba/PR
HD-POA – Av. Plínio Brasil Milano 567, Porto Alegre/RS

(Fonte: Moto.com.br) - 16/02/2008
Bombardier lança quad esportivo Can-Am DS 450 EFI

A BRP (Bombardier Recreational Products), empresa que comercializa os quadriciclos Can-Am, lança no Brasil duas versões do DS 450: a EFI e a EFI X.

Equipado com o motor Rotax 4-TEC, de 449,3 cm³, o DS 450 EFI é, segundo o fabricante, o mais potente da categoria.

O ATV conta com estrutura em alumínio piramidal, tem boa distribuição do peso e centralização da massa, que o tornam mais equilibrado e ágil na condução.

O modelo dispõe ainda de um sistema de suspensão a gás, rodas de liga de alumínio e pneus de competição.

Mais informações, pelo telefone (19) 3783-9600 ou via e-mail: atendimento.brasil@brp.com.

(Fonte: Moto.com.br ) - 16/02/2008
Após testes, Rossi já prevê briga com Stoner

O italiano Valentino Rossi, da Yamaha, mostrou-se bastante animado com os resultados da nova M1 durante os testes desta semana no circuito de Sepang, na Malásia.

O tetracampeão da MotoGP acredita que este é o caminho para conseguir superar o atual campeão mundial, o australiano Casey Stoner, da Ducati.

"Se queremos lutar com o Stoner pelo título, temos que continuar deste jeito, porque ele e sua Ducati estão muito rápidos e nós não podemos ficar para trás", afirmou Rossi.

"Em janeiro, Stoner foi mais rápido do que nós, mesmo que por apenas oito voltas. Além disto, desta vez as condições estavam mais favoráveis e testamos por seis dias, enquanto a Ducati em apenas três. Então não vamos nos empolgar muito, mas foi bom", completou Rossi o italiano.

(Fonte: Terra Motociclismo) - 10/02/2008
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Sobre o Portal da General Osório

O Portal da General Osório foi lançado em 01 de janeiro de 2002, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua General Osório (boca das motos) no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área de Motociclismo.