Segundo a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas), até novembro de 2007 a produção de motocicletas alcançou a marca de 1.648.770 milhões, volume 22,6% superior aos números do ano passado. São índices significativos que demonstram o potencial desse setor no Brasil.
De olho nesse crescimento, os fabricantes apostaram suas fichas em lançamentos para conquistar novas fatias de mercado durante o ano de 2007. Ao todo, mais de 20 novos modelos passaram a ser produzidos ou comercializados no país.
Este ano, um dos maiores destaques foram as marcas “chinesas”, que desembarcaram a todo vapor apostando em uma linha de modelos de baixa cilindrada com preços médios variando entre R$ 3.000 e R$ 6.000.
No total, cerca de dez novas marcas passaram a oferecer seus produtos, trazendo de modelos elétricos com estilo retrô até motos custom de média cilindrada. Com o ritmo acelerado de crescimento, até outubro, data do Salão duas Rodas realizado em São Paulo, seis marcas já estavam com suas fábricas em fase final de construção.
Para os mais saudosistas, outra notícia que repercutiu muito em 2007 foi a volta da Piaggio, via importadora, ao Brasil. A fabricante, que se tornou conhecida no país durante a década de 1980 com a Vespa, resolveu apostar de novo suas fichas no promissor mercado nacional e trouxe de volta as charmosas motonetas em duas versões, a LX 150 e a GTS 250 i.e. por R$ 14.500 e R$ 24.550, respectivamente. Além delas, a marca também não esqueceu da linha Beverly e o “esquisito” MP3, com duas rodas fixas na parte dianteira do scooter.
Com tantas novidades, quem ganhou mais em 2007 foi o público, que pode contar com uma verdadeira enxurrada de lançamentos e conferir de perto todo o crescimento do setor de duas rodas no Brasil. Confira abaixo um resumo das principais novidades mostradas pelas montadoras neste ano que se encerra.
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- BMW
K 1200 GT: Apresentada pela BMW em agosto, a K 1200 GT, modelo grã-turismo da marca alemã, chegou ao mercado nacional com um bom pacote de equipamentos, além de um conjunto mecânico e ciclístico de dar inveja a qualquer estradeira do mesmo porte. Como destaque está o novo motor de quatro cilindros em linha, posicionado transversalmente, herdado dos modelos K 1200 S e K 1200 R com 1157 cm³, e potência de 152 cv. Seu preço é de R$ 92.900.
G 650 X Moto: Um dos primeiros modelos da categoria supermotard apresentados no Brasil em 2007, a X Moto está equipada com o mesmo motor de 652 cm³ de sua “irmã” X Challenge. Leve e ágil nas pistas, o modelo da BMW causou boa impressão aos fãs do estilo supermotard, na ocasião de seu lançamento, em agosto. Seu preço atual é de R$ 40.900,00.
G 650 X Challenge: Apresentada pela BMW também em agosto, a G 650 XChallenge é um dos modelos da marca alemã mais baratos à venda no Brasil. A moto chegou para disputar mercado na categoria on/off-road e está equipada com um motor de 652 cm³ com 53 cv a 7.000 rpm. Seu preço é de R$ 39.900,00.
- Buell
1125R: A norte-americana Buell voltou às origens ao apresentar uma motocicleta superesportiva em 2007. Com desenho arrojado, a 1125R trouxe como destaque o fato de ser a primeira da marca a usar sistema de arrefecimento líquido. Outro ponto interessante é a substituição do motor Harley-Davidson pelo Rotax em “V” de 1.125 cm³, capaz de desenvolver 146 cv de potência. Apresentada no Salão Duas Rodas, em outubro, seu preço ainda não foi definido.
- Harley-Davidson
Rocker: Mostrada pela primeira vez no Salão Duas Rodas, a Rocker vem equipada com um motor Twim Cam 96B de 1.600 cm³. Segundo o representante da marca Harley-Davidson no Brasil, o modelo deve chegar às concessionárias no início de 2008 com preço sugerido entre R$ 50 mil e R$ 60 mil.
Linha Dyna: Com características marcantes, como o garfo alongado e o guidão bem largo, os modelos da linha Dyna são a porta de entrada para a linha clássica de motocicletas da marca. Equipados com motor Twim Cam 96 de 1.584 cm³, irão chegar duas versões da Dyna em 2008: Custom e Super Glide. Os preços ainda não foram definidos.
Night Rod Special: Versão especial da custom V-Rod, que usa o motor Revolution, é uma das motos mais caras da Harley-Davidson apresentadas em 2007. Com preço de R$ 88.900, ela se diferencia por sua pintura preta e outros detalhes exclusivos que deixaram o modelo com visual mais moderno e agressivo.
XL 1200N Nightster: Lançada em comemoração aos 50 anos da linha Sportster (1957 a 2007), a XL 1200 Nightster tem no visual o seu maior atrativo. Ao invés dos cromados, marca registrada da Harley-Davidson, a XL 1200 Nightster possui a cor preta na maioria das peças e acessórios. Apresentada no Salão Duas Rodas, o modelo desembarca no Brasil em 2008 com preço variando entre R$ 40 mil e R$ 50 mil.
- Honda
XL 1000V Varadero: Com preço sugerido de US$ 28.064 (base no Estado de São Paulo; não inclui despesas com óleo, frete e seguro), esta big-trail japonesa desembarcou no país em setembro com uma série de novidades. Entre os destaques, está o motor V2 de 996 cm³ e 95 cv de potência, suspensões fora-de-estrada e o visual moderno e imponente.
CB 1300 Super Four: Com motor de quatro cilindros em linha e 1.284 cm³, a nova Honda CB 1300 Super Four chegou para ser o carro-chefe do segmento naked da montadora no Brasil. Seu estilo e conforto, aliado ao potente propulsor de 115,6 cv a 7.500 rpm, fizeram desta moto uma boa opção para os motociclistas brasileiros. Apresentada no Salão do Automóvel de 2006, o modelo é importado do Japão desde junho deste ano com preço de US$ 20.627 (sem despesas de frete e óleo).
Honda Gold Wing: A Grã-Turismo da Honda foi apresentada em maio deste ano com uma grande novidade: um sistema de air-bag para colisões frontais. Inédito no mercado mundial, o sistema garante mais segurança para o piloto em caso de acidentes. O preço do modelo é de US$ 49.267.
CBR 600RR: Totalmente revigorada, a CBR 600RR 2007 ficou mais leve, ganhou novo quadro, motor mais potente, além de um visual mais arrojado e moderno. Disponível no mercado brasileiro também desde maio, seu preço é de US$ 23.195.
- Husqvarna
TE 510 Dual: Lançada em outubro, a TE 510 Dual nada mais é que uma versão de rua da off-road TE 510 adaptada para os padrões brasileiros. O modelo trouxe assento mais largo, farol, piscas e lanterna, modificações nas suspensões e uma nova relação, tudo para transformá-la em uma moto de uso misto. O modelo é comercializado no país por R$ 31.400,00.
SM 610 i.e: Também no mês de outubro, a Husqvarna lançou no mercado brasileiro a versão motard da TE 610. Com motor monocilíndrico de 576cc, esta “Husq” veio com garfo invertido da Marzocchi, amortecedores Sachs e freios Brembo. O preço sugerido da SM 610 i.e é de R$ 29.400,00.
- Kasinski
Way 125: Equipada com um motor de 124 cm³, a Way 125 foi lançada pela Kasinski no Salão Duas Rodas, em outubro, com o objetivo de ganhar espaço entre os modelos de entrada à venda no Brasil. Seu estilo urbano de traços antigos somados ao preço atraente (R$ 3.890) são as apostas da montadora com essa pequena street.
Seta 150: A Seta 150, apresentada pela Kasinski também no Salão Duas Rodas, chegou como uma versão mais apimentada da já conhecida Seta 125. Seu principal diferencial é o motor maior, além dos itens de série, como protetor no escapamento, assento com revestimento antiderrapante, freio a disco na roda dianteira, rodas em liga leve e partida elétrica. Seu preço é de R$ 5.490.
GT-R 250: Assim como os outros dois lançamentos da Kasinski em 2007, a GT-R 250 fez sua primeira aparição pública no Salão Duas Rodas e se tornou uma das vedetes do evento por ser a única esportiva de baixa cilindrada à venda no Brasil. Entre seus atrativos, destaque para o motor com potência de 32 cv, painel de instrumentos digital, pedaleira regulável em seis posições diferentes e freios a disco nas rodas. O preço sugerido é de R$ 16.990.
- Suzuki
Linha Bandit 1250 e 650: A linha recebeu pequenas alterações no grafismo, além de um aumento na capacidade cúbica do motor. Com isso, o modelo 1200 passou para 1255 cm³ e potência de 98 cv. Já a Bandit 600 passou a utilizar um propulsor de 656 cm³ e 85 cv de potência. Mas a grande novidade da linha foi mesmo a adoção do sistema de injeção eletrônica de combustível, aposentando os ultrapassados carburadores, e também a refrigeração líquida. Apresentados na Europa em 2007, os modelos passarão a ser oferecidos pela Suzuki no Brasil a partir de março do ano que vem. Os preços ainda não foram definidos.
- Yamaha
XTZ 125 X: Acompanhando a invasão de modelos motard lançados no Brasil, a Yamaha não ficou de fora e apresentou no Salão Duas Rodas a XTZ 125 X. Com novidades no visual e na parte ciclística, os destaques ficaram por conta do pára-lama mais curto, rodas raiadas de 17 polegadas — calçadas com pneus street Pirelli MT-75, 100/80 na dianteira e 110/80 na traseira — e proteção das bengalas pintadas em um tom fosco. Seu preço é de R$ 7.167.
MT-03: Outro lançamento de peso da Yamaha no Salão Duas Rodas foi o da sport roadster MT-03. Produzida no Brasil, a moto usa o mesmo motor que equipa a trail XT 660R, um monocilíndrico com 48 cv de potência máxima equipado com injeção eletrônica. Outro destaque trazido pela MT-03 foi o amortecedor posicionado de forma horizontal, instalado acima do motor e na lateral da moto, como na sua irmã maior, a MT-01. Seu preço ainda não foi definido.
FZ-6N: A naked da Yamaha chegou ao mercado brasileiro e causou boa impressão entre os motociclistas e a imprensa especializada. Também, pudera, a FZ-6N vem equipada com um motor derivado da esportiva R6, capaz de gerar uma potência máxima de 98 cv. O preço é de R$ 35.000.
Linha TTR-125 e 230: Entre os modelos off-road, as novidades em 2007 foram as da linha TTR, nas versões de 125 e 230 cm³, também mostradas no Salão Duas Rodas. A primeira, ideal para quem está iniciando na categoria, vem equipada com um motor 124cc, monocilíndrico, quatro tempos e transmissão final feita por corrente. Já a TTR-230, um pouco mais “nervosa”, utiliza um propulsor de 223 cm³ e passou a ser comercializada no Brasil pela Yamaha, já que se tratava de um modelo fabricado aqui, mas próprio para exportação. Ideais para o uso no fora-de-estrada, o preço dos modelos é de R$ 7.100 e R$ 9.940, respectivamente.
A Federação Internacional de Motociclismo anunciou, nesta sexta-feira, a lista dos pilotos confirmados na disputa da temporada 2008 da MotoGP. O número de cada um deles também foi divulgado pela entidade que controla a categoria.
Atual campeão, o australiano Casey Stoner, da Ducati, estampará o número 1 na sua moto. Vice-campeão em 2007, o espanhol Daniel Pedrosa, da Honda, utilizará o 26, enquanto o heptacampeão Valentino Rossi, da Yamaha, ficará com o 46.
O americano Nicky Hayde,n da Honda, que correu neste ano com o 1 devido ao título de 2006, voltará a usar o número 69. Companheiro de Stoner na Ducati, o italiano Marco Melandri preferiu manter o tradicional número 33 na sua moto.
Veja a lista de pilotos da MotoGP
1 - Casey Stoner - Ducati
3 - Alex De Angelis - Honda
4 - Andrea Dovizioso - Jir Scot
5 - Colin Edwards - Yamaha
7 - Chris Vermeulen - Suzuki
13 - Anthony West - Kawasaki
14 - Randy De Puniet - Honda
21 - John Hopkins - Kawasaki
24 - Toni Elias - Alice Ducati
26 - Daniel Pedrosa - Honda
33 - Marco Melandri - Ducati
46 - Valentino Rossi - Yamaha
48 - Jorge Lorenzo - Yamaha
50 - Sylvain Guintoli - Alice Ducati
52 - James Toseland - Yamaha
56 - Shinya Nakano - Honda
65 - Loris Capirossi - Suzuki
69 - Nicky Hayden - Honda
Crescimento sustentável. Esta é a previsão dos especialistas do setor de motocicletas em relação ao número de vendas e produção de veículos de duas rodas para os próximos anos.
De acordo com a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas e Similares), os índices do mercado interno seguirão em escala ascendente em 2008.
A estimativa é de que sejam produzidas 1.940.000 de unidades e vendidas 1.820.000, respectivamente 12% e 14,4% a mais do que os valores projetados para este ano.
“Esse crescimento permanecerá pelos próximos anos de maneira equilibrada, sem grandes saltos”, analisou o presidente da entidade, Paulo Takeuchi, em entrevista coletiva realizada na manhã de ontem em São Paulo. “A indústria está produzindo quase com sua capacidade máxima instalada”, destacou.
No encontro com a imprensa, foram apresentados os números do segmento acumulados ao longo de 2007: 1.648.770 motos produzidas entre os meses de janeiro e novembro deste ano, volume 22,6% superior as 1.344.595 que saíram da linha de montagem durante o mesmo período do ano passado.
Com os dados, a projeção de fechamento para o ano vigente, apresentada no ultimo mês, foi superada, já que em novembro praticamente foram alcançadas as 1.650.000 unidades produzidas.
Sendo assim, a Abraciclo estima que, até o final do ano, a indústria de motocicletas deva produzir 1.730.000 unidades, volume 21% superior ao ano passado, e comercializar cerca de 1.590.000 equipamentos no mercado interno.
“Os números de produção e vendas continuam demonstrando a alta aceitação da motocicleta como veículo racional, aliado à facilidade no momento de aquisição por parte do consumidor”, disse Takeuchi.
Quanto às exportações, novembro registrou 10.852 motocicletas vendidas ao exterior, volume 17,1% menor que o de outubro deste ano, quando foram comercializadas 13.096 unidades. Apesar da queda, ainda assim as exportações representaram aumento de 5,2% quando comparadas com os números de 2006.
No acumulado de janeiro a novembro deste ano, 130.580 motocicletas foram vendidas ao mercado externo. De acordo com o presidente da Abraciclo, as montadoras associadas continuam com os esforços para manter os mercados conquistados. No entanto, a tendência é de que o volume exportado em 2008 seja 14% inferior ao de 2007, chegando apenas a 120 mil unidades vendidas.
Mercado interno por cilindrada
Até 100cc: 8,3%
De 101cc até 150cc: 80,0%
De 151cc até 250cc: 9,2%
De 250ccaté 450cc: 0,9%
Acima de 451cc: 1,6%
A Viamar Corretora, unidade de negócios especializada na comercialização de seguros do Grupo Viamar, maior concessionário Chevrolet e Yamaha em volume de vendas no Brasil, conta a partir de agora com um novo produto: seguros de motocicletas.
Entre as vantagens, destaque para o baixo custo e a cobertura completa de seguro contra colisão, além de roubo e incêndio.
Com apólices a partir de R$ 530,00, a expectativa é de grande aceitação do produto no mercado, com vendas superiores a 500 novos seguros por mês, somente nas oito unidades da Viamar Yamaha espalhadas em São Paulo, Grande ABC e Baixada Santista.
A Viamar Corretora fica na região central de Santo André, na rua Cel. Fernando Prestes, 500. Informações, (11) 6100-0000.
O espanhol Dani Pedrosa e o norte-americano Nicky Hayden, ambos da Honda, foram os mais rápidos nos treinos da categoria MotoGP no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha.
Os dois pilotos alcançaram tempos muito bons, mais baixos que a melhor marca da pista, que é do italiano Loris Capirossi, que registrou 1min39s064 em 2006, com uma Suzuki.
Pedrosa e Hayden, ambos com pneus de qualificação, conseguiram bater esta marca com respectivos tempos de 1min38s562 e 1min38s848.
Confira os tempos dos treinos da MotoGP na Espanha:
1. Daniel Pedrosa (ESP/Honda) 1min38s562 / 72 voltas
2. Nicky Hayden (EUA/Honda) 1min38s848 / 82 voltas
3. Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha) 1min39s464 / 89 voltas
4. Andrea Dovizioso (ITA/Honda) 1min39s747 / 59 voltas
5. Shynia Nakano (JAP/Honda) 1min41s121 / 68 voltas
6. Colin Edwards (EUA/Yamaha) 1min40s184 / 50 voltas
7. Andrea de Angelis (ITA-Honda) 1min40s185 / 58 voltas
8. James Toseland (ING/Yamaha) 1min40s213 / 63 voltas
9. Randy De Puniet (FRA-Honda) 1min40s398 / 62 voltas
10. John Hopkins (EUA-Kawasaki) 1min40s984 / 38 voltas
11. Valentino Rossi (ITA-Yamaha) 1min41s538 / 40 voltas